O Último Adeus - Cynthia Hand (Editora Darkside Books): uma resenha

Primeiro de tudo: esse livro eu ganhei no sorteio que teve nesse post do blog da Anna Costa. A Darkside Books (MARAVILHOSA, tô só pela chegada do ano que vem pra tentar parceria com eles aqui pro blog <3) enviou pra minha casa, e eu resolvi usar esse livro pra ser o nº 37 do Desafio de Leitura VP.

Segundo: esse é meu primeiro livro da Darkside Books e eu só posso dizer que eu tô apaixonada pela marca e mais do que nunca eu quero todos os livros! Esse fim de semana eu e o boy fomos na Saraiva Mega Store do Shopping Iguatemi, em Porto Alegre, e chegando lá, tinha uma estante com vários livros da Darkside. Fiquei querendo levar todos <3 

Antes de começarem a ler o post com a sinopse, resenha e fotos, um aviso: tirei as fotos pelo celular, então perdoem a falta de qualidade, ok? :)

Quando chega uma caveirinha pra você, é impossível não ficar feliz <3


SINOPSE

O Último Adeus é narrado em primeira pessoa por Lex, uma garota de 18 anos que começa a escrever um diário a pedido do seu terapeuta, como forma de conseguir expressar seus sentimentos retraídos. Há apenas sete semanas, Tyler, seu irmão mais novo, cometeu suicídio, e ela não consegue mais se lembrar de como é se sentir feliz.
O divórcio dos seus pais, as provas para entrar na universidade, os gastos com seu carro velho. Ter que lidar com a rotina mergulhada numa apatia profunda é um desafio diário que ela não tem como evitar. E no meio desse vazio, Lex e sua mãe começam a sentir a presença do irmão. Fantasma, loucura ou apenas a saudade falando alto? Eis uma das grandes questões desse livro apaixonante.


O Último Adeus é um livro sobre suicídio. Mas não o que leva uma pessoa a cometer suicídio. Não sobre o suicídio em si. Mas sim uma história de como as pessoas que conviveram e amaram a pessoa que se suicidou ficam depois que ela se vai. E é assim que conhecemos Lex. A irmã mais velha do suicida. Durante o início do livro, é impossível não ficarmos curiosos com o que aconteceu para Ty, o irmão mais novo de Lex se suicidar.


Lex começa a escrever um diário a pedido do seu terapeuta Dave, já que ela não consegue pôr pra fora o que sente. No começo, a escrita é bem cética, ela pouco acredita que escrever vai resolver algo, mas pouco a pouco ela vai se soltando e passando a mostrar não apenas o lado da irmã do suicida, mas também o lado da garota de 18 anos que está prestes a entrar na faculdade, que não consegue mais ser a mesma pessoas com as amigas e amigos, que tem suas dúvidas, medos e o pior: a culpa. O tempo todo convivemos com a culpa de Lexie, sem entender exatamente a razão disso. 


Percebemos também, por meio dos relatos de Lex, a fragilidade de sua mãe e o distanciamento emocional que ela tem de seu pai. Tudo isso na cabeça de Lex começa a pesar, além da incrível e imensa saudade que ela sente de seu irmão. Ela se mostra o tempo todo culpada por não ter conseguido impedir seu irmão de fazer o que fez, por não ter identificado propriamente sua necessidade de dar fim à própria vida. E é muito interessante analisar essa culpa da Lex, que ela carrega durante toda a leitura que fazemos do livro, até chegar ao final e ela ter uma conclusão muito inteligente sobre o assunto.


Devo dizer que a Lex é uma personagem adorável. Gostei da riqueza com que ela foi criada, e fazia tempo que eu não me apegava tanto a uma personagem assim. Ela é inteligente, lógica, madura e sentimental. Ela é muito sagaz, e as descobertas que ela vai fazendo ao longo do livro só nos mostram quão inteligente ela realmente é. Aliás, fazia tempo que eu não me apegava tanto a um livro assim. Recebi de tarde e no fim da noite já tinha terminado o livro, só pra ficar com um gostinho amargo de saudade na boca. Mas mais além disso, me apaixonei pela imersão que a Cynthia Hand é capaz de nos proporcionar. 


Quando terminei de ler, vi a razão da autora conseguir nos inserir tanto no livro. Ela passou por isso que a Alexis passou e sabe a dor, a confusão, a culpa e tudo que vem quando algo assim acontece. Nas últimas páginas do livro, tudo acontece de maneira muito rápida e intensa, Mas quando acontece, lembramos de todas as dúvidas e suspeitas que tivemos no decorrer do livro e tudo é resolvido. Pra finalizar, o que tenho a dizer é que o livro é intenso, pesado e mesmo assim apaixonante. Sério mesmo, recomendo pra todo mundo!


Quanto à edição em si, a Darkside realmente acertou MUITO! O livro é todo ilustrado, tem esses rabiscos que a gente faz quando tá entediado com um papel e caneta na mão. Sem contar que a fonte do livro é colorida, o livro inteiro tem cor de azul bic! A capa é dura, tem marcador de página estilo Bíblia, com fitilho preso à encadernação. O livro veio com um post-it na capa, cobrindo o título. Até isso tem relação com a história. A edição é maravilhosa, não tem outra palavra pra definir.

AMEI o livro, sério mesmo. Obrigada Anna por ter feito esse sorteio, obrigada Darkside Books pela edição maravilhosa e por terem me enviado <3

Espero que vocês gostem, meninas :)

Share:

10 comentários

  1. Oiiii rafa! Tudo belezoca?
    Eu queroooooo.
    Tenho lista enorme,mas estou esperando Black Friday para comprar.
    Gosto muito da darkside, os lançamentos sempre viram desejo.
    Beijoconas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii, Alice!
      Nem me fala em Black Friday, comprei um celular e o dinheiro dele vai sair do dinheiro dos livros :/ UHAUHAUAHUAHUHAUH
      A Darkside é só amor, né? Quero tudo deles!
      Beijão, lindona!

      Excluir
  2. Cadê sua saudação maravilhosa?!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, devo confessar que não tenho o hábito de ler resenha de livro, não sei porque, mas é um tipo de post que não me atrai tanto, apesar de gostar muuuito de leitura. Mas preciso dizer... Comecei a ler o post, e quando vi já tinha acabado, e mais, com uma vontade gigante de ler esse livro! Parece muito envolvente, e o jeito como você o resenhou foi muito bom, me fez ler toda a resenha sem perceber, e me deu vontade de comprar o livro <3
    bjo sua linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, lindona! Nossa, que bom que você gostou!
      Sempre fico com medo das resenhas de livros que eu gosto não ficarem boas, ou não conseguir mostrar quão bom o livro é!
      Miga, lê o livro sim! Ele é muito bom mesmo, tive uma série de sentimentos diferentes ao ler ele.
      Obrigada por ler e comentar a resenha, mesmo sendo um estilo de post que não te atrai tanto! Tendo você comentando na minha resenha me deixa super super feliz <3

      Excluir
  4. Estou feliz por você ter ganhado o livro, e abri um sorrisão ao ver seu post. Como é um tema pesado, não é um livro que agrade a todos, mas com certeza entrou pro topo dos meus favoritos dese ano. Obrigada por todo o apoio. <3

    Meu blog
    Desafio de leitura #12mesesdepoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiquei feliz de ter ganhado *-* Ele é um livro pesado sim, mas ao mesmo tempo, os personagens tem uma leveza que me fez gostar muito! Obrigada por ler a resenha, bonita! Beijão e obrigada mais uma vez pelo sorteio!

      Excluir
  5. Caramba, eu não sabia que essa era a história do livro. Acredita que a DarkSide mandou ele errado pra mim uma vez, daí devolvi e a editora me mandou o que eu tinha pedido mesmo (o menino que desenhava monstros) nem me liguei de ver do que se tratava a história, mas já sei que compensa a leitura.
    E que legal as letras coloridas, a DS sabe como seduzir a gente né? Super antenada com o mundo atual! <3
    Bjs e obrigada pela dica de leitura!

    ResponderExcluir
  6. Amo os livros da Darkside também! Ainda quero ter todos que eles já lançaram (e vão lançar).
    A resenha ficou ótima! Tô muito afim de ler esse livro também.
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

• Comentários agressivos à autora ou aos leitores do blog não serão aceitos;
• Todos os comentários são respondidos, mesmo que demore uns dias. Se quiser acompanhar a resposta ao seu comentário, clique em "Notifique-me" que fica pertinho da caixa de comentário :)
• Se tiver blog, comente o link dele pra eu retribuir a visita :)
• Sua opinião é super importante e é o que me motiva a continuar postando. Obrigada desde já por comentar!